sábado, 15 de junho de 2013

Nos estúdios do Harry Potter





"O importante é que emoções eu vivi". E isso foi só o começo. 
A Warner manteve intactos quase todo os estúdios onde foram gravados todos os filmes da série Harry Potter. Os dois galpões gigantescos ficam a um trem (20 minutos) e um ônibus (15 minutos) de distância de Londres. 

O ingresso deve ser comprado com antecedência e tem hora marcada, por isso programe-se antes de embarcar na aventura. Aliás, é bom levar um lanche que não faça sujeira na mochila porque uma vez lá dentro você pode levar muitas horas passeando. Eles tem uma micro lanchonete entre os estúdios mas para chegar lá você demora muito. Pelo menos nós demoramos.

A guia inicial avisa que pode levar umas 3 horas para ver tudo. Uma vez lá dentro você fica livre para andar e ver o que quiser, pelo tempo que quiser. Por isso nós levamos 5 horas. 



A entrada é em um saguão com fotos dos atores principais. Logo na fila para a entrada (pra valer) já é possível babar pelo cenário da escada com armário onde o Harry dormia quando morava com os tios. Só ali já dá pra tirar umas boas fotos.







Depois a mágica acontece. Todo mundo entra em uma sala de cinema, assiste a uma apresentação com os atores do filme e quando essa tela sobe aparece a entrada do salão principal de Hogwards. O salão me deixou sem palavras. Era como estar lá de verdade. E esse foi só o começo.

Por todos os lados estão manequins com as roupas usadas pelos atores. Dumbledore... Hagrid (que em close era o ator de verdade, mas em cenas abertas era um ator grande em uma roupa gigante, sapatos desproporcionais e uma cabeça robótica com a cara do ator de verdade).... Snape.... Harry... Herminone... Ron....

Depois vem o quarto dos rapazes, o escritório do Dumbledore, a casa dos Weasleys, a sala de aula de pocões, a casa do Hagrid... E assim segue.



Mais perto do final deste galpão estão partes interativas com fundo virtual (verde). Aqui podemos aprender com o professor dos atores a fazer os movimentos corretos para lutar com a varinha. Também dá pra sentar numa vassoura voadora e se ver pela Tv voando sobre a água, sobre Hogwards e outros cenários. É claro que a foto e o vídeo ficam disponíveis e quem quiser comprar paga um valorzinho simpático.

Depois disso vamos para fora do galpão e encontramos outros cenários como a casa onde Harry morou com os tios na Privet Drive e a casa onde os pais dele foram mortos. Lá também está a ponte de madeira de Hogwards onde o trio sempre pára para conversar, o ônibus de 3 andares e a moto com side car do Hagrid.

Ali também está uma micro lanchonete muito tosca e a banca com BUTTER BEER.
Eu confesso que fiquei ressabiada mas experimentei. E me arrependo de não ter tomado várias "doses".
É uma delícia. Parece que misturam refrigerante de guaraná com espuma de caramelo.

No outro galpão estão espaços com os segredos do filme. As traquitanas tecnológicas pra fazer algumas cenas, os monstros, os desenhos dos cenários e o Beco Diagonal. A rua é incrível mesmo. Está tudo lá. E mais do que nunca você se sente no filme.

Pra terminar chegamos na parte que encheu os meus olhos de lágrimas: a maquete gigante do castelo.
Lá foram filmadas todas as cenas externas do castelo. É tudo perfeito e muito meticuloso. O castelo deve ter uns 5 metros de altura ou mais.

Ali dá pra gastar uns 20 minutos só admirando a excelência do trabalho da equipe dos filmes.

Quando o tour acaba começa outro tour. Pela loja de presentes.
Enfim... um suplício porque eu queria levar tudo.
Acabei comprando um óculos e uma varinha da Professora McGonagall. Aquisições que viraram relíquias em casa e estão muito bem guardadas.

Até a próxima!








Buggy em Natal e o jegue Ronaldo


Natal é a cidade do sol e dos passeios de Buggy.  Passear sobre as dunas requer muito mais conhecimento do que um motorista habilitado possa imaginar. O carro é por si só um tanque com rodas largas, apoios de segurança para os passageiros e outras engenhocas que esta jornalista não consegue reproduzir por falta de conhecimento em mecânica.
Fato é que a oferta de passeios e empresas chega a deixar o turista confuso. E as histórias e alertas que recebi antes de viajar com minha família me deixaram mais atenta.
Os guias/bugueiros são quase uma máfia. Tem gente boa e gente doida. Motoristas irresponsáveis e pessoas muito qualificadas. Para a minha sorte  o meu marido tinha gravado uma matéria com o Jaeci Neto, que tem o melhor carro da turma de Natal. E além do equipamento de qualidade, a própria figura dele já vale comentário. Simpático, atencioso, cuidadoso, prestativo e com bom preço.
Andamos o dia todo e em nenhum momento me senti insegura tendo meu filho de dois anos nos braços. Paramos em locais onde a natureza dá um tapa na cara por ser tão bonita. Meu filho andou no jegue de nome Ronaldo e com flores rosas na cabeça... vai entender...
Chegamos a piscinas naturais com peixes, passamos por dunas íngremes, vimos dromedários e até uma iguana verde, verde, verde.
Paramos para comer espetinho de lagosta e tomar caipirinha de cajá com vodka (parte boa de não estar dirigindo). Fizemos ski-bunda, e o ski-bunda na água.
Almoçamos em um restaurante delicioso e terminamos o dia voltando para o hotel pela praia tendo um pôr do sol de cinema nas costas.
A alegria de todos foi traduzida no sorriso do meu pequeno que à esta altura já estava de pé, apoiado na barra de proteção aproveitando o vento no rosto e nos cabelos.
A nossa experiência foi tão boa que repasso a vocês. Quem for para natal, pode contar com o Jaeci Neto.
 jaecineto@hotmail.com
(84) 9975-0194
Até a próxima
Marina