domingo, 12 de junho de 2011

"Ave Cesare" no país do "oba oba"

A decisão do Supremo Tribunal Federal em não extraditar e depois em soltar o terrorista Cesare Battisti, atesta mais uma vez que o Brasil continua a ser o país do "oba oba". Alheio à repercussão internacional e da própria imprensa brasileira, o ministro das relações exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o caso está encerrado.

O caso me lembrou que somos um país que historicamente dá asilo a criminosos e terroristas internacionais. Recentemente assisti a um episódio da série "Caçadores de Nazistas na América Latina", que passa no Discovery Channel, e tomei conhecimento de que, em 1978, o mesmo STF, apenas com diferentes juízes, não permitiu a extradição de um caniceiro nazista, responsável por 800 mil mortes no campo de Sobibor. 

Sua crueldade era tamanha que chegou a ser conhecido como "o monstro". Gustav Wagner não só viveu quase duas décadas tranquilamente no nosso "país das maravilhas" mas, após ser descoberto, ser entregue à polícia, e ter o testemunho de um judeu que sobreviveu à sua carnificina, "o monstro" saiu livre.

Para quem ficou curioso com o desfecho dessa história, basta dizer que apesar do órgão máximo do judiciário não considerar Gustav um criminoso, alguém discordou tão completamente que o assassinou. Na época a polícia falou em suicídio, mas o documentário mostra que seria muito difícil alguém se esfaquear daquela forma.

Voltando o STF do século XXI, ponho em pauta a falta de legislação sobre atos terroristas no país. Se a tivéssemos, alguns movimentos sociais teriam de responder criminalmente por suas ações e complicariam a agenda de políticos e seus partidos. 

Como educar um povo de um país que acredita ser a nação do futuro sem deixar claro o que é certo e o que é errado, sem meio termos? Mostramos insistentemente que a corrupção está em nossa genética e que por aqui as leis parecem corroborar com a teoria da relatividade de Einstein. 

Falando em educar... aí está mais uma prova de ato terrorista: o assassinato da língua portuguesa e o sepultamento da educação de base onde 2+2 "é" 5 e dizer os livro() é a forma culturalmente correta de se falar.

Mas esse é um assunto para outro dia...

Um comentário: